1-A
CRENÇA NO TRANSCENDENTE
Das tantas coisas interessantes nas
comunidades humanas, uma delas, sem dúvida, é o aspecto religioso, que podemos encontrar
em todas, das mais antigas
às atuais. Não
temos notícias de comunidades
que, por mais
remotas que sejam,
não possuam
em sua história alguns aspectos religiosos.
Sabemos
que a humanidade
deu grandes passos
em direção à sua
civilidade, à sua organização, em
suma, ao seu
desenvolvimento. Como a
religiosidade é própria do
ser humano, também podemos
nos referir ao
desenvolvimento religioso como
uma forma de maturidade que o ser humano foi
adquirindo com o passar do tempo.
Em
razão das diferenças
entre as comunidades
e a maturidade
adquirida, as formas com
que o ser
humano se relaciona
com o Transcendente são variáveis de
comunidade a comunidade. Apesar
dessas diferenças, percebemos traços próprios e típicos, que revelam a fase
pela qual a humanidade está passando. Por exemplo: as tribos.
FORMA
DE CRER NO TRANSCENDENTE: POLITEÍSMO, MONOTEÍMO.
Para
conhecermos um pouco
mais sobre a
forma que o ser humano
encontrou para comunicar-se com
o Transcendente, precisamos
conhecer dois termos
novos: primeiro é a
expressão utilizada para afirmar que determinada comunidade humana, ou
religiosa, acredita em mais de um deus. Neste caso, dizemos que essa comunidade
é Politeísta.
Entre
as religiões politeístas, encontramos
o hinduísmo, todas
as religiões de
origem
indígena, as de origem
africana, entre outras. Qual é o termo que devemos conhecer para denominar
aquelas religiões que acreditam na
existência de um único
O
termo dado a
essas características que
possuem certas religiões
é: Monoteísmo. Entre as
principais religiões monoteístas, encontramos o
judaísmo, o islamismo
e o cristianismo.
Independentemente
do modo em que acreditam na manifestação do Transcendente, as comunidades de
fé, politeísta ou monoteísta possuem uma maneira comum de comunicar-se com a
divindade. Esta maneira é através da oração.
2.
A COMUNICAÇÃO COM O TRANSCENDENTE
É bom lembrarmos que, entre as diversas
tradições, a palavra oração, ou ainda o ato de voltar-se, ao Transcendente,
recebe vários nomes. Cada um tenta expressar esse “diálogo”
com ele de um jeito. Embora possam apresentar nomes diferentes para essa
comunicação, é por meio dela que as tradições religiosas, quando estão reunidas,
ou seus membros, quando estão sozinhos, comunicam-se com o Transcendente.
Já
que mencionamos essa
forma de comunicação, que é comum a
muitas tradições religiosas,
vamos conhecer dois modos de oração que normalmente também estão presentes em
todas elas:
ORAÇÃO
INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
Comecemos com as orações individuais.
Todos nós sabemos o bem que pode fazer
uma conversa, a sós, com alguém de quem gostamos muito.
Isso vale também
para o contato
com o divino.
Em todas as
tradições religiosas, a oração individual é vista como um contato mais
íntimo com o Transcendente. A oração
individual pode ser
feita quando a
pessoa está junto
dos membros
de sua tradição religiosa, ou quando escolhe estar
sozinha, em sua casa ou outro lugar especial. Em algumas tradições, as
pessoas podem fazer
a escolha
de estar por algum
tempo (dias, semanas...) retiradas de
sua comunidade. Essa
atitude é chamada
de “retiro” porque
a pessoa fica sem contato com o que faz normalmente em seu dia-
a- dia, como o seu trabalho, os seus amigos e a sua família. Esse tempo retirado
é visto como um momento especial de meditação e diálogo com o Transcendente. A oração individual faz muito bem àquele que
resolve estar em silêncio, voltado para o Transcendente, para Deus.
A oração em comunidade, ou contato com a
divindade de maneira comunitária, revela, entre outras coisas, a união que pode
e deve existir em um mesmo grupo religioso. Em todas as tradições religiosas,
podemos encontrar alguma forma de oração
comunitária.
Essa
forma de oração se expressa de
maneira diferente, conforme a tradição a que se pertence. Vamos
conhecer um exemplo
de oração comunitária
em cada uma
delas; já que estamos classificando as tradições
religiosas em dois grandes grupos:
Comunidade Monoteísta:
Podemos citar como exemplo o shabat, na
comunidade judaica, quando as famílias se reúnem em
suas próprias casas
para um momento
de oração. Na sinagoga,
faz-se uma celebração em torno da Torá
nas manhãs de sábado.
Comunidade
Politeísta:
Um
bom exemplo de
comunidade politeísta em
oração comunitária ocorre no candomblé, quando toda a comunidade se
reúne para as rezas comunitárias no terreiro (local de culto dessa comunidade)
juntamente do pai ou mãe- de- santo, seu líder religioso.
Dessa
forma, podemos compreender a
comunicação com
Transcendente, nas diferentes tradições
religiosas, como sendo
um instrumento que
fortalece a pessoa, individual e coletivamente.
Para saber mais
1.
Para refletir e conhecer um pouco mais sobre você e o que você conhece
sobre sua tradição religiosa.
Em sua opinião, que motivo leva
as pessoas a terem uma religião?
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Onde as pessoas de sua tradição
religiosa costumam se encontrar para fazer
suas orações comunitárias?
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Todas as tradições religiosas de
alguma maneira incentivam a oração pessoal. Dê sua opinião a respeito desse
tipo de oração.
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Um comentário:
A CRENÇA NO TRANSCENDENTE É ALGO DE QUE TODOS TEMOS QUE CRE CONFORME SUA FÉ
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